quarta-feira, 22 de maio de 2013

Passo a Passo...

  • Primeiro Passo.
Verificar se há mesmo este parentesco, para que não seja uma perca de tempo reunir um monte de documentos e no fim não ser possível dar entrada na Cidadania.
Eu verifiquei isso no site da Embaixada da Alemanha (tem uma página em PDF, que explica tudo).
Vou resumir, mais ou menos como é...

1. A cidadania Alemã é baseada no principio do “jus sanguinis” (direito do sangue) que é passado de geração por geração atendendo alguns pré-requisitos. (Assim verificar qual sua geração, a minha por exemplo é a 4° geração Bisavô/Vô/Mãe/Eu

1.1 Verificar se seu ascendente era mesmo Alemão; Se ele nasceu realmente na Alemanha.
(Meu Bisavô era alemão, Nasceu em Berlim, Alemanha.)

2. O ascendente ainda tinha a nacionalidade alemã na data de nascimento da 
geração seguinte nascida no Brasil? 

2.1 Verifica isso pelo ano que o ascendente nasceu.
Ex. Permanência fixa fora da Alemanha por mais de 10 anos, sem que a pessoa 
tenha feito a sua inscrição na Matrícula Consular no Consulado da Alemanha 
competente (registro de alemães residentes na respectiva área de 
competência). Este motivo de perda estava regulamentado na Lei Alemã de 
Nacionalidade somente até o ano de 1914, mas ainda hoje tem uma 
importância decisiva caso seu ascendente tenha emigrado para o Brasil antes de 
1904. Neste caso, o ascendente perdeu automaticamente a nacionalidade 
alemã após uma permanência de 10 anos no Brasil, consequentemente não 
podendo passá-la para a próxima geração. 
Caso o ascendente tenha emigrado para o Brasil após 1904, por exemplo em 
1906, ele não perdeu a nacionalidade alemã automaticamente, pois, na data 
da mudança da lei em 1914, no exemplo citado, ele estava no exterior há 
apenas oito anos. 
(Nasceu em 1917, vindo para o Brasil em 1925).

2.2 Aquisição por requerimento de uma nacionalidade estrangeira.
É feita caso seu ascendente tenha feito um requerimento se tornando brasileiro, é por isso que um dos primeiros documentos a ser buscado é a CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO, obtida pelo site do Ministério da Justiça, é só entrar no site na parte de estrangeiros, colocar o nome do Ascendente e pronto sai a CERTIDÃO, que poderá ser POSITIVA OU NEGATIVA; Caso tenha se naturalizado depois do nascimento da geração seguinte, isso seria indeterminante. 
(Certidão Negativa de Naturalização, Meu bisavô não se Naturalizou no Brasil, passando assim sua geração).

3. No passado, a nacionalidade alemã nem sempre era passada automaticamente pelo 
pai ou pela mãe aos filhos. 
As seguintes questões são decisivas: 

Quais as situações que se pode obter a nacionalidade:
- A partir do ano 2000, filhos de pais estrangeiros que nascem na Alemanha podem adquirir a nacionalidade;
- Ser filho legítimo de PAI Alemão;
- A nacionalidade por descendência materna só pode ser obtida por filhos legítimos nascidos após 01/01/1975;
- Filhos ilegítimos nascidos antes de 1993 só adquirem nacionalidade se a descendência for materna;
- Se seu pai ou mãe tiver um passaporte Alemão válido ou um Certificado de Nacionalidade Alemã, você poderá pedir o passaporte diretamente.

Agora, se sua descendência não for tão recente, prepare-se, vai ser um trabalhão:

- Se sua descendência for por parte de avô ou bisavô, o trabalho será maior, primeiro é preciso pedir um Certificado de Nacionalidade Alemã. Neste caso você terá que reunir um monte de documentos e ir até a Embaixada para preencher o formulário de requisição. 
Os critérios são:
- Se sua descendência é completamente paterna (bisavô, avô, pai, você) não tem problema;
- se sua descendência for materna em alguma geração preste atenção na regra: Pessoas nascidas depois de 1975 recebem a nacionalidade por parte de mãe. Porém as gerações anteriores a essa pessoa devem ser descendentes por parte de pai. Exemplos:

a) Descendências de 3 gerações. O Avô ou a Avó vieram da Alemanha. Se a descendência for: 

Avô/Pai/Você: não tem problema

Avô/Mãe/Você: Você deve ter nascido (Brasil) depois de 1975

Avó/Pai/Você: Não tem problema

Avó/Mãe/Você: sua mãe deve ter nascido depois de 1975

b) Descendência de 4 gerações. Bisavô, avô, pai, você. Se a descendência for:

Bisavô/Avô/Pai/Você: não tem problema

Bisavô/Avô/Mãe/Você: você deve ter nascido (Brasil) depois de 1975

Bisavô/Avó/Mãe/Você: sua avó deve ter nascido depois de 1975 o que é bem improvável

Bisavô/Avó/Pai/Você: sua avó deve ter nascido depois de 1975 o que é bem improvável

Bisavó/Avô/Pai/Você: seu avô deve ter nascido depois de 1975, pouco provável;

Bisavó/Avô/Mãe/Você: seu avô deve ter nascido depois de 1975, pouco provável;

Bisavó/Avó/Mãe/Você: sua avó deve ter nascido depois de 1975, pouco provável;

Bisavó/Avó/Pai/Você: sua avó deve ter nascido depois de 1975, pouco provável;

Bem, espero ter simplificado a interpretação e acertado as combinações. Veja em qual você se enquadra. E confira se eu estou certa, pois é um pouco complicado montar essa interpretação (pelo menos para mim foi).





99 comentários:

  1. Realmente precisa comprovar a chegada dos meu ascendentes no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora... quase 1 ano depois, rs.
      Infelizmente é realmente preciso você ter o documento de chegada deles. Mas é fácil viu, caso eles tenham emigrado para São Paulo os documentos estarão no Arquivo Nacional ou no Memorial do Imigrante.
      Segue os e-mails para você entrar em contato:
      - consultas@arquivonacional.gov.br
      - www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Eu consegui assim: encontrei no www.familysearch.com.br o cartão de embarque do meu bisa. Nele tinha a data de entrada no Brasil e o nome da embarcação.
      Com isso em mãos, solicitei os documentos ao Arquivo Naiconal, e eles me mandaram a lista de desembarque, o passaporte e o RNE dele.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Oi meus tataravo são alemão existe possibilidade?

      Excluir
  2. Olá, me chamo Marcelo, tenho 48 anos, casado, pai de 2 filhos, minha mãe era alemã, meu pai croata, os dois vieram para o Brasil em 1950, se casaram na Alemanha em novembro de 1947, trouxeram com eles duas irmãs, as mais velhas vieram da Alemanha com uns 3 a 4 anos de idade, consegui toda a documentação de minha mãe, avós, bisavós tataravós e etc.... Minha mãe não se naturalizou brasileira e nem croata, dei entrada em Colônia na minha cidadania e em 2010 foi negado, por ser pela mãe, que ela casou com estrangeiro e perdeu a cidadania, que eu nasci antes de 1975, aquele bla bla bla, que todos conhecem, agora qual a cidadania da minha mãe????? E pelos meus avós, bisavós e tataravós, toda minha ascendência é alemã, tenho primos, tios, todos alemães, não acredito que um pais possa ser tão imponente e estar acima do bem e do mal como a Alemanha, simplesmente anularem tudo sobre minha mãe, e não ter uma brecha que possa me garantir o direito a cidadania da parte de minha mãe??? Agora então acabou? Não tenho mais nenhum direito??? Dei entrada e foi negado, agora já era??? Toda regra tem sua excessão, será que tenho pelo menos um risco de chance??? Desde 1998 que venho nesta peleja, com apuração de um monte de documentos, traduções juramentadas, gastos e mais gastos, e simplesmente anulam a existência de toda a minha história? Através da minha ascendência ? Minha mãe se casou em um cartório na Alemanha, meu pai era croata, eu tenho todos os traços de europeu e simplesmente então acabou???
    O que vocês me dizem disso tudo??? Agradeço a atenção dispensada, obrigado.....kubionline@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Bom, diante dos fatos, parece que sim.
      Mas você poderia marcar um horário na Embaixada da Alemanha, é na Faria Lima, leve todos os documentos explique tudo oque houve. Talvez lá você possa ter respostas mais claras. Já vi pessoas que o requerimento foi negado mais após contactar um advogado e dar uma entrada jurídica conseguiu. Acho que no seu caso vale a pena insistir. Marque um horário pelo site deles.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa noite, Beatriz! Fiquei com uma dúvida. Minha mãe obteve a cidadania alemã em 1999 e fez o passaporte ( pai alemão). Agora ela está renovando este passaporte porque viajará para a Alemanha nos próximos meses. Você disse que eu posso solicitar meu passaporte diretamente? Desculpe, não entendi! Grata pela atenção!

      Excluir
    3. Revoltante.aff. País machista. Tenhi vergonha da minha ascendência alemã só por isso.

      Excluir
    4. Pois é Marcelo, temos que pressionar o governo alemão ! É revoltante que filhos de estrangeiros como africanos e sírios mulçumanos basta nascer lá e são alemães, e os alemães étnicos são deixados de lado, tanto no Brasil que é tem a maior colonia alemã do mundo quanto nas cidades dos territórios perdidos depois da segunda guerra ! Ou seja, estão cagando para o verdadeiro povo alemão !

      Excluir
  3. Meu avo era almeao. Meu pai ja falecido nunca teve interesse em ter a cidadania.. Mesmo com eles falecidos eu posso conseguir?

    ResponderExcluir
  4. Para os nascidos antes de 1975, meu caso 1970, será que não existe nenhuma possibilidade de conseguir a nacionalidade alemã.
    Acho injusto porque meus irmãos podem e eu não , porque eu seria menos alemão que eles, tento em vista que eu sou o único que falo alemão, conheço a cultura alemã e de fato gostaria de retornar a Alemanha como cidadão.
    Meu caso, bisavô alemão veio para o Brasil em 1916, meu avô nasceu no Brasil, minha mãe nasceu no Brasil, e eu nasci no Brasil.
    Se alguém tiver algo a me dizer, meu email sorayaph@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya, como vc conseguiu o doc que prove seu bisavô é alemão?

      Excluir
  5. Tenho dúvida sobre meu caso, no qual a linha não é toda masculina somente por minha mãe, mas quem é alemão é meu Tetravô.

    Então:
    Tetravô alemão - Trisavô - Bisavô - Avô - Mãe - Eu (que nasci em 1987)

    Eu me enquadro na possibilidade de solicitar cidadania alemã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi depois de tanta leitura em busca de informação, apesar de também estar cheia de duvidas:
      Sua mãe recebeu do pai e passa para você pois você nasceu depois de 1975...
      Corre reunir os documentos e esclarecer suas duvidas com um advogado competente..

      Excluir
    2. sim...vc tem direito desde que todos os homens tenham sido casados e nao tenham se naturalizado

      Excluir
  6. Olá!
    Você conhece pessoas que fizeram a cidadania alemã com advogados (via materna)?
    'Olá,
    Bom, diante dos fatos, parece que sim.
    Mas você poderia marcar um horário na Embaixada da Alemanha, é na Faria Lima, leve todos os documentos explique tudo oque houve. Talvez lá você possa ter respostas mais claras. Já vi pessoas que o requerimento foi negado mais após contactar um advogado e dar uma entrada jurídica conseguiu. Acho que no seu caso vale a pena insistir. Marque um horário pelo site deles.

    Boa sorte!'

    Se sim, poderia me passar o contato da pessoa?

    Abs,

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi gostaria de tirar a duvida kkk no caso a neta de alemao primeira mulher nasceu em 1888 mais ou menos ai depois veio meu bisavô e meu avô meu pai eu nao tenho direito pois meu bisavô nasceu antes de 1975 ? agradeço atençao

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, minha ligação seria de 4° Grau, Bisavô Alemão/Avó/Pai/Eu. Minha avó nasceu antes de 1975, Nesse eu não tenho direito a cidadania?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,
    Minha ligação seria 4 geração.
    Bisavô Alemão/ Avó/ Mae/ Eu. Minha mãe nasceu em 1968, no caso tanto minha avo quanto minha mãe nasceram antes de 1975.
    Neste caso, tenho direito a cidadania alemã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu é o mesmo caso! Bisavô alemao/vó/mãe -e tanto vo e mãe nasceram antes de 1975. Será se consigo???

      Excluir
    2. Meu é o mesmo caso! Bisavô alemao/vó/mãe -e tanto vo e mãe nasceram antes de 1975. Será se consigo???

      Excluir
  11. Olá, no meu caso, a descendência é de 5 gerações: trisavô-bisavô-avô-pai-eu. Eu teria como conseguir a cidadania alemã?

    ResponderExcluir
  12. A bisavó e o bisavô da minha filha são alemães a avó e o pai nasceram no Brasil e os dois tem a cidadania ela poderia tirar tb? Ela nasceu em 1998. No meu caso que não fui casada com o pai dela, teria possibilidade de conseguir?

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gostaria de saber se podem me ajudar a saber se sou passível de obter cidania alemã.

    Meu tataravô era solteiro e veio para o Brasil em 1854, sucedeu meu bisavô, meu avô (1932), mina mãe (1959) e eu (1988).

    Pelo meu entendimento é possível, mas gostaria de ter certeza.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  14. olá! a cidadania alemã pode ser solicitada para os filhos,netos,bisnetos,trinetos e tetranetos de homens alemães através da linhagem toda paterna?

    ResponderExcluir
  15. se no caso de uma pessoa que tenha um trisavô (Alemanha) bisavó (Brasil) avô (Brasil) pai (Brasil) e você (Brasil) como faz para essa pessoa fazer o requerimento da cidadania alemã ou dupla cidadania?

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu pai é filho de alemão, tenho direito a cidadania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Gostaria de saber se achou algum caminho para obter a cidadania Alemã?

      Excluir
  17. Olá, meu pai é filho de alemão, tenho direito a cidadania?

    ResponderExcluir
  18. Onde se adquire a Matrícula Consular para comprovar o registro de cidadão alemão? É no consulado, na embaixada?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Meu Tataravó e tataravó são alemães , tiveram meu bizavó no brasil que casou com minha bizavô (alemã) que teve meu avô , que teve meu pai . Que seria mais facil eu conseguir o passaporte ou meu pai ou até meu avó? Meu avõ é de 1940 e meu pai de 1967 e eu de 1991

    ResponderExcluir
  20. Oi. Boas dicas aqui tenho achado.
    Gostaria de saber se alguém tem algum advogado que trate da cidadania alemã aqui em Porto Alegre. ? Obrigado. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  21. Oi. Boas dicas aqui tenho achado.
    Gostaria de saber se alguém tem algum advogado que trate da cidadania alemã aqui em Porto Alegre. ? Obrigado. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  22. Olá sempre tive dúvidas acerca disso. Sou descendente quarta geração exatamente mesmo caso que o seu: bisavô (alemão), avô (brasileiro), mãe (brasileira) e eu (brasileira). Algumas pessoas me disseram que só seria possível até no máximo terceira geração. Nasci em 1997. É possível conseguir a cidadania alemã sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Larissa, minha situação é a mesma... gostaria de saber se você conseguiu

      Excluir
  23. sim...nao tem limite de geração...se todos os homens foram casados e se seu bisavô nao se naturalizou vc tem direito! Bora correr atras dos documentos =)
    To na mesma situação e o consulado disse isso pra mim...e sou quinta geração!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Trisavô(alemão)->bisavô->avó->pai-Eu.. Trisavó(portuguesa)->bisavô->avó->pai->eu.. eu tenho direito alguma das duas cidadanias?

    ResponderExcluir
  26. Trisavô(alemão)->bisavô->avó->pai-Eu.. Trisavó(portuguesa)->bisavô->avó->pai->eu.. eu tenho direito alguma das duas cidadanias?

    ResponderExcluir
  27. e eu filha tem alguma chance via judicial na alemanha

    ResponderExcluir
  28. Olá, pode me tirar uma dúvida?
    Sobre essa linha "Avó/Pai/Você: Não tem problema" -
    Se meu pai nasceu antes de 1975, ele não "quebrou" a linhagem?
    Porque antes de 1975 as mulheres não passavam a cidadania aos filhos.

    Destas que você exemplificou, minha linhagem seria essa:

    "Bisavô/Avó/Pai/Você: sua avó deve ter nascido depois de 1975 o que é bem improvável".
    Mas acho que tem um erro aqui - não precisa que minha avó tenha nascido depois de 1975 porque ela recebeu a cidadania do homem(bisavô).
    O que você quis dizer não é que o PAI precisaria ter nascido depois de 1975, porque ele estaria recebendo da mãe a cidadania?

    ResponderExcluir
  29. "Avó/Pai/Você: Não tem problema"
    Tem certeza?
    Me foi informado o seguinte:

    "seu pai precisa ter nascido após 1975 se a avó era casada. Se a avó nunca se casou, a data de nascimento do pai é indiferente"

    ResponderExcluir
  30. Olá! Que bom ter gente como você ajudando os outros. Meu trisavô veio da Alemanha, em 1831. Daí tem meu bisavô, nascido no Brasil, Meu avô também nascido no Brasil e minha mãe, também nascida no Brasil e eu, nascida em 1948. Será que teria direito à cidadania alemã?

    ResponderExcluir
  31. olá o meu caso é bisavô/avô/pai/eu e eu nasci antes de 1975. Devo ir ao Consulado?

    ResponderExcluir


  32. Oi,

    Achei muito interessante o conteúdo de seu blog.Ele parece bastante ilustrativo! Espero novidades em
    2017! Procuro blogs para fazer uma parceria gratuita.Eu divulgaria seu
    blog no meu site www.lionshome.com.br e vice-versa através de um logo.
    Que achas?
    Abs,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  33. Ola alguém conhece algum advogado que faça o processo??
    Att

    ResponderExcluir
  34. Oi trisavo alemao nasceu em 1854 frankfurt casou com brasileira e esse avo do meu avo foi consul em berlim eu como neta do neto dele teria direito passaporte alemao ? Esse trisavo e judeu

    ResponderExcluir
  35. Veio ao brasil por causa nazismo em 1892 foi consul berlim depois consul suecia eu haveria de ter direito a passaporte alemao ?

    ResponderExcluir
  36. Oi trisavo alemao nasceu em 1854 frankfurt casou com brasileira e esse avo do meu avo foi consul em berlim eu como neta do neto dele teria direito passaporte alemao ? Esse trisavo e judeu

    ResponderExcluir
  37. No caso sou bisneta e nasci em 1972 não tenho direito por ser por parte de mãe ?

    ResponderExcluir
  38. Olá boa tarde
    Minha avó e alemã
    Meu avô russo
    Meu pai alemão nascido na Alemanha
    Eu e minhas irmãs nascidas no Brasil
    (1984-1987-1989) data dos nascimento
    Meu pai faleceu em 2004
    E desde então temos muita vontade de termos a cidadania alemã
    Já conseguimos o cartão de embarque e chegada no Brasil
    Navio
    Temos uma certidão de casamento dele o de está escrito a cidade que ele nasceu na Alemanha
    Seria possível tiramos a cidadania alemã ??

    ResponderExcluir
  39. Prezada Beatriz,
    Meu Pai nasceu na Alemanha e veio para o Brasil, junto com meu avô, acredito que,nos anos 40. Meu filho, portanto, neto dele, queria cidadania Alemã, para ir morar na Alemanha, se pude, ou não. Ele tem só doze anos. Como fazer? Há como avançar? Obrigado. Roberto Becker

    ResponderExcluir
  40. Mas se minha mãe (ja falecida) tinha o documento de nacionalidade alemã posso pedir a minha mesmo eu sendo de 1973?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim....saiu uma lei em 2012 facilitada que permite nascidos antes de 1975 pedir cidadania alema

      Excluir
  41. Me falaram q só posso requerer a cidadania alemã até 100 anos da data que o Alemão deixou a Alemanha. Isso procede?

    ResponderExcluir
  42. até que geração pode pedir dupla cidadania ? meus atepassados são o tempo da n Brasil colônia. 1823. tem alguma maneira de conseguir ?????

    ResponderExcluir
  43. Bom dia
    Alguém sabe dos custos aproximados para se tirar a dupla cidadania Alemã ???
    É algum escritório ou coisa que faça esse trâmite de confiança ???
    Se souberem e puderem informar eu agradeço.
    Wagner Kappaun

    ResponderExcluir
  44. Boa noite
    Meus bisavôs vieram em 1864 de um lugar chamado hoje de Wierzbiecin na Polônia . devo encaminhar a dula cidadania por Alemanha ou Polonia
    maramilbrath

    ResponderExcluir
  45. Olá, tudo bem?
    Meus avós por parte de pai eram alemães, vindos da segunda guerra e tiveram dois filhos no Brasil. No caso meu pai, já falecido, nunca tirou a cidadania, porém, meu tio e primos possuem a cidadania alemã. Eu sou nascida em 1980 e minha irmã em 1976. Estou entendendo que conseuimos, só tenho receio pelo fato do meu pai nunca ter tirado a cidadania. Alguma recomendação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Obrigado por dispor do seu tempo redigindo este artigo! Foi muito valioso! Felicidades e muito sucesso em todas as áreas da sua vida! :o)

    ResponderExcluir
  47. olá meu tataravô e minha tataravó são estrangeiros...eu tenho possibilidade de pegar cidadania europeia? (PS: MEUS TATARAVÓS SÃO ESPANHOIS)

    ResponderExcluir
  48. Olá pessoal meu bisavô e alemão e meu pai nasceu no brasil e eu tenho 45 anos será que eu tenho direito de pedir a cidadania alemã por favor me dê uma dica aí e hoje eu moro em portugal estou precisando dos documento para trabalhar aqui preciso de uma resposta obrigado

    ResponderExcluir
  49. bom dia, tenho uma duvida estou providenciando os documentos para a cidadania alema, estou a espera da certidao de meu avo que ja solicitei em berlin, em relaçao a chegada dele no Brasil, tenho o registro do navio eu preciso solicitar copia do original desse documento?

    ResponderExcluir
  50. Olá jovem, meu nome é Flavio e tenho 17 anos, todos os meus bisavos por parte de mãe nasceram na Alemanha, porém a minha mãe nasceu em 1973 é minha vó muito antes e nenhum deles declarou sua dupla nacionalidade e queria declarar uma para mim.
    Seria possível eu conseguir¿?

    ResponderExcluir
  51. Meu pai é Alemão eu nasci em 2003 no Brasil eu tenho direito a dupla nacionalidade gostaria de saber

    ResponderExcluir
  52. Tire a minha dúvida gostaria de saber se tenho direito a cidadania Alemã, o meu pai é a Alemão e eu nasci no Brasil em 2003 e vivo no Brasil.

    ResponderExcluir
  53. Tire a minha dúvida gostaria de saber se tenho direito a cidadania Alemã, o meu pai é a Alemão e eu nasci no Brasil em 2003 e vivo no Brasil.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia,
    Minha irmã reuniu a documentação e conseguiu o certificado de descedencia junto ao ministério da justiça de Luxemburgo, agora ela ira na alemanha para fazer algum procedimento para pegar a cidadania, ela conseguindo a cidadania como eu devo proceder para dar entrada através do parentesco meu de irmão com ela.

    ResponderExcluir
  55. Olá boa noite sou descendente de Alemães parte de pai e mãe, sou a quinta geração meu tataravô veio da Alemanha com três anos em 1846 nunca se naturalizou, sera que eu conseguiria a cidadania alemã? a linhagem seguiu sempre pelos homens, e também tenho todos por parte de mãe, más nasci em 1974, o que daria para se fazer?

    ResponderExcluir
  56. Olá, meu bisavô é alemão. Para eu adquirir a nacionalidade alemã, é obrigatório que meu avô e meu pai também tenham adquirido, ou apenas comprovando a ascendência (meu parentesco com meu bisavô) já consigo a nacionalidade?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde. Minha filha (19 anos) tem por parte de mãe, avós alemães. Ela tem direito a pleitear dupla cidadania (brasileira/alemã?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia! Tenho uma dúvida, meu tataravô era alemão, nasceu em 1822 na aldeia de Döbbebach-Hunsrück, na Renânia, Alemanha, casou em 1845 com minha tataravó que morava na mesma cidade. Em 1847 migraram para o Brasil. Então no Brasil nasceu meu bisavô, meu avô, minha mãe (nascida em 1966) e eu (nascida em 1993). Todos possuem o mesmo sobrenome Wasem. Eu consigo tirar a cidadania alemã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do meu namorado é idêntica à sua . É também gostaríamos de saber se ele tem o como conseguir a nacionalidade alemã . Vc já conseguiu a resposta?

      Excluir
  60. Boa noite!
    Meu bisavô era Alemão, mais meu avô e pai já são falescidos e não tenho documentos de nenhum deles, será que tenho alguma chance de conseguir tudo ou terei algum direito, caso consiga ter acesso a algum documento?

    ResponderExcluir
  61. MINHA BISAVÓ PATERNA ERA ALEMÃ, PORÉM MEU AVÔ (FILHO DELA) NASCEU NO BRASIL. ENFIM, TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE EU CONSEGUIR A NACIONALIDADE?

    ResponderExcluir
  62. Olá boa noite. Meu bisavô era alemão só q teve a minha vó e depois meu pai .. tem como eu pedir a cidadania alemã (não tenho o sobrenome dele ) mas consigo fazer a transição mesmo assim ou tenho q adicionar primeiro? Obrigado

    ResponderExcluir
  63. Olá, meu bisavô é alemão mas meu avô e meu pai nasceu no Brasil, e eu também gostaria de saber se tem como eu consegui cidadania Alemã. Nao tenho a certidão de nascimento do meu bisavô então não sei a cidade que ele nasceu como eu consigo esses dados?

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, se possível, me tire uma dúvida.
    Meu tataravô era alemão, veio para o Brasil e casou com minha tataravó que era portuguesa. Dessa união nasceu meu bisavô que também casou com uma portuguesa. Dessa união nasceu minha avó, depois minha mãe, e por fim eu
    Então ficou:
    Tataravô - bisavô - avó - mãe - eu

    Sou nascida em 1980.

    Posso requerer ?

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Olá, me chamo Laura, tenho 15 anos e estou planejando fazer intercambio para Alemanha assim que terminar a faculdade de fisioterapia, que começarei logo após o término do 2° grau. Meus tetravós vieram diretamente da Alemanhã, e formaram família em Santa Catarina. Eu, sendo tetraneta, e sem a assinatura, posso requerer a dupla cidadania? Após o intercambio, pretendo residir lá oficialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espere fazer 15 anos, peça aos teus pais ou responsaveis legais para te emanciparem no cartório e vc pode assinar qualquer coisa

      Excluir
  67. Alguém poderia me ajudar??? Meu bisavô colocou minha bisavó no navio para o Brasil no final de 1800 com meu avô ainda criança. Meu avô permaneceu na Alemanha nunca vindo para o Brasil. Minha bisavó criou o filho sozinha aqui. Tenho direito à cidadania?

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Até que geração se consegue tirar a nacionalidade alemã?

    ResponderExcluir
  70. sou bisneto de alemão existe possibilidade de cidadania alemã??

    ResponderExcluir
  71. Bom eu to com muita duvida
    no meu caso meu avô venho de hamburgo na alemanha
    ai pra min ficou bisavô,avó,pai
    mais não entendi a relação de que seria minha avó nascer depois de 1975 ou eu que teria que ter nascido depois desta data pois nasci em 1994

    ResponderExcluir
  72. Olá boa tarde.
    Meu avô é nascido na Romênia, porém o cartão consular de entrada no Brasil ele está como Alemão, no RG dele emitido aqui no Brasil, ele está como Alemão. Entrei em contato com uma despachante e ela me informou que ele ou foi naturalizado ou registrado na Alemanha. A minha dúvida é, se ele foi naturalizado na Alemanha, por isso todos os documentos dele está como Alemão, qual documento eu preciso dele? Pois imagino que certidão de nascimento eu não vou encontrar na Alemanha rs...

    ResponderExcluir